top of page

Interação usuário x tarefa

The world is not a desktop

O autor Mark Weiser aborda questões a respeito da visibilidade do computador, ressaltando que uma boa ferramenta é aquela que não interfere na interação entre usuário e sua tarefa. Um bom ponto levando por ele foi a questão da atratividade ser o oposto da invisibilidade, já que ao tornar a ferramenta mais atrativa, ela ganha um certo nível de visibilidade e desvia a concentração na tarefa.

vr-headset-mouth-open.png
Fonte:
mark_weiser-portrait2.jpg
VR e a interface do usuário

Um questionamento que me chamou muita atenção foi quando ele abordar as questões entre o VR e a interface do usuário, afirmando que o VR vem com o objetivo de tornar o computador invisível ao explorar os sentidos e interação com o corpo, mas que a interface continua sendo o centro das atenções.

Conclusão

O conceito de ferramentas invisíveis é muito interessante de se pensar, porém na prática não é tão simples de produzir esse conceito, principalmente quando se trata do cenário contemporâneo, onde os produtos presentes no mercado de trabalho estão muito mais voltados as questões atrativas e funcionais, o que acaba atrapalhando a invisibilidade.

bottom of page