Os 5 sentidos
Jinsop Lee - Teoria dos 5 sentidos
Jinsop Lee em sua palestra sobre o design para os 5 sentidos ressalta a importância de explorarmos o máximo de sentidos possíveis em nossos projetos, pois isso altera totalmente a experiência e a interação do usuário com o objeto, tornando-a mais agradável. Um dos exemplos citado por ele foi a questão do controle remoto com teclas de flauta ou de um clarinete, o qual ele explora a sensação agradável que é transmitida ao serem pressionadas e as integra com um objeto do seu cotidiano - o controle remoto.
Cinema 4DX
As salas de cinemas 4DX vieram com objetivo de dinamizar a sessão de cinema, em que antes exploravam apenas dois sentidos: a audição e a visão. A novidade é o desenvolvimento de uma nova experiência do usuário ao assistir um filme, envolvendo agora o tato com as vibrações na poltrona e a água que são liberadas de acordo com a cena do filme, e o olfato com a liberação de essências no ar durante a sessão.
Aromapoetry
Livro criado por Eduardo Kac em 2011 que criava uma conexão do usuário com livro ao "ler" poesias através do olfato, já que nesse livro cada página tinha um aroma diferente de acordo com o poema apresentado. Segundo o autor, sua intenção ao produzir esse livro foi tornar o leitor um participante ativo, capaz de interpretar e atribuir seus próprios significados aos poemas.